sábado, 16 de janeiro de 2021

Você "AJUDA" seu cônjuge nas tarefas domésticas?

 Essa é uma pergunta um tanto capiciosa.

Tanto do ponto de vista imigratório como do ponto de vista conjugal.

Sem querer criar polêmica ou semear confusão, vou explicar o porque da pergunta ser capiciosa.

Ela parece inocente e carregada de boa intensão. Mas tem uma pegadinha aí.

Eu não via problema algum nessa pergunta, mas Cris sim. Ele me mostrou onde está a "pegadinha" dessa pergunta.

- em primeiro lugar, ela parte do ponto de vista que a atividade doméstica é responsabilidade única do outro e portanto, quando você "ajuda" você está fazendo algo que é fora do seu escopo como cônjuge, você está fazendo um favor ao outro;

- segundo, está implícito na pergunta que você o faz esporadicamente, não como algo que faz parte da sua rotina particular;

A Cris me ensinou que quando ela lava as nossas roupas ela o faz por nós dois, não só por ela; quando eu lavo as louças eu o faço por nós dois, não só por mim. Nós moramos sob o mesmo teto, nada mais lógico e natural do que nós dois trabalharmos para manter nosso lar limpo e organizado.

Eu sou do tempo em que eu vi homens dizerem que serviço de casa era coisa para a mulher fazer. Homem não movia um dedo para "ajudar" no serviço do lar.

Eu sou o filho mais velho de cinco. No tempo da minha infância, éramos pobres e portanto minha mãe nos pôs nas tarefas domésticas desde pequenos. Quando eu tinha tamanho suficiente comecei arrumando as camas, depois passei a varrer a casa e meu irmão a arrumar as camas e assim por diante ... até o ponto de todos nós dominarmos todas as tarefas domésticas (quer dizer, não sei se meu irmão caçula se graduou na escola da mamãe 😁😁, ele já é de uma era mais farta). 

Para mim foi natural assumir algumas tarefas domésticas quando me casei com a Cris. Nos sábados eu geralmente cuido do banheiro e ela aspira a casa. Nos revezamos lavando a louça diariamente. Desde o início do nosso casamento foi assim, nós compartilhamos a limpeza e organização do nosso lar. 

Falando do ponto de vista imigratório, é muito importante os homens saberem que precisarão sair de sua zona de conforto (é claro, estou falando para aqueles que ainda não compartilham das tarefas domésticas) e assumirem em parte ou às vezes em todo a limpeza e organização da casa. 

Em muitos casos, os casais veem para o Canada numa condição onde um cônjuge trabalha enquanto o outro estuda. A dinâmica familiar se torna corrida e pesada. A limpeza e organização da casa tem que ser compartilhada. Não é raro que as mulheres sejam o cônjuge que trabalha enquanto os maridos estudam. Imaginem vocês que a mulher trabalhará no mínimo 40 horas semanais enquanto o marido estudará na escola algo em torno de 20 a 30 horas, o restante ele, talvez, terá de aplicar no estudo pessoal em casa. De toda forma, se a responsabilidade de lavar, limpar, cozinhar, organizar estiver sobre os ombros de apenas um dos cônjuges, posso garantir a vocês que é apenas uma questão de tempo para o cansaço, a frustração e o desapontamento se tornarem insuportáveis. (isso não se aplica só aos casais imigrantes)

Durante os primeiros anos da imigração é muito importante o casal estar unido e apoiando um outro, tudo é novo. A vida de "newcomers" exige muito empenho de ambos e a vida recebe pressão em várias frentes. 

Tem um ditado, (quer dizer, não é bem um ditado, ouvi algumas vezes em filmes) que diz: "Se a mamãe está feliz, então todos estão felizes" tenho certeza que podemos parafrasear o ditado para "Se o cônjuge está feliz, então o casal está feliz."

Se você está se preparando para imigrar ou mesmo para casar e ainda não lava um copo ou não sabe nem ferver água, comece já a aprender e a praticar, você marcará muitos pontos com seu cônjuge e além disso .... ouvi dizer que as mulheres acham sexy um homem que lava louças 😀😀😇😇


Se você gstou deste post, curta e compartilhe. Me ajude a alcançar mais pessoas e dividir com elas minha experiência.

Se você tiver alguma pergunta, por favor, não faça cerimônias, deixe um comentário que responderei.

Você pode me encontrar no Facebook: @cleubercoach, no Instagram: @cleubercoach e também no Youtube: Cleuber Sousa - YouTube

Olha eu aqui limpando nosso banheiro 😇








Nenhum comentário:

Postar um comentário

O custo de estudar em Yukon - uma estratégia econômica

A pedido do Mateus Almeida - moderador do grupo Brasileiros no Canadá - Fiz uma pesquisa sobre o custo de estudar em Yukon.  Neste vídeo eu...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *