sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Prazer em te conhecer ...


Este post é para situar vocês e fazer com que nos conheçam um pouco melhor.
Tem gente que acha que surtei, pirei o cabeção, endoidei e até que sou ingrato para com o Brasil e por isso quero emigrar. Não é bem assim pessoal ...
Desde que me entendo por gente eu penso em conhecer outras culturas e lugares. Já fui doido para ir para os EUA, mas hoje não mais.
Tenho uma irmã que quando ninguém imaginava, ela foi viver no Canadá (claro que tem lá os motivos específicos). Daí minha ligação inicial com as terras geladas.
Nas idas e vindas da nossa vida, em 2010 passou por nossa cabeça tentar emigrar para o Canadá e, até quem sabe, abrir um restaurante de comida brasileira lá, já que tanto eu, minha esposa e minha irmã, gostamos de cozinhar. Mas logo a ideia do restaurante foi por terra, mas a decisão de emigrar já estava tomada.
Depois que fiz o teste de elegibilidade no site do consulado, vi que nossa pontuação era apenas a mínima exigida para emigrar (deve ser porque ainda não temos filhos) e por isso pensei: “que tal se eu aprender o francês? Assim posso aumentar nossa pontuação e assim garantir o visto”.
Conversei com minha esposa e ela achou uma boa ideia. Começamos a procurar uma escola de idiomas para estudar francês. Por uma benção de Deus, num dia que estávamos passeando, vimos uma escola que oferecia francês. Era a Babel Schools, bem perto de casa (4 minutos de carro). Fomos lá conversar e já na chegada vimos um cartaz na porta que dizia: “O Québec tem um lugar pra você”, descobrimos que haveria uma palestra de informação naquela semana e já nos inscrevemos. (Mas tarde descobrirmos que a verdadeira especialidade da Babel é fabricar emigrantes! Mas de 70% dos alunos são emigrantes.)

Nossa ideia inicial era ir para a cidade que a minha irmã mora, na parte anglófona (que fala inglês). Fomos à palestra e quando começou o Pierre perguntou: “Vocês que estão aqui, querem morar no Canadá?” Eu, eu, eu, eu aqui ó!! “Que tal viver no Québec?” Mas o que é o Québec?
Abre parênteses (a palestra foi no dia 02 de abril 11, e nesse dia eu consegui minha certificação PMP, estava muito feliz!! Fecha parênteses ).
O Québec é uma das províncias  do Canadá (como são os estados do Brasil). Ela é a província mais francesa e onde o francês é língua oficial. Bem..., ele mostrou algumas cidades, falou das vantagens de ir viver no Québec e do processo de atração de imigrantes que é um “pouco mais fácil” do que para o restante do Canadá.
Saímos de lá empolgados mas um tanto confusos ... “E agora? Para onde vamos??!!”
Começamos a estudar o francês no outro dia, sábado, não demoramos a decidir: Vamos pro Québec!
Então, estamos nessa, apesar da empolgação, dos muitos amigos que já fizemos, das muitas informações .... até hoje OFICIALMENTE não passamos de estudantes de francês, pois ainda não demos entrada no pedido do visto, deixa eu explicar rapidamente o porquê:

Lá em abril, o processo consistia do seguinte:

- 1. junta documentos e envia o pedido ao Escritório de Imigração do Québec (BIQ - São Paulo);
- 2. entrevista em francês para obtenção do CSQ (Certificado de Seleção do Québec);
- 3. junta documentos + CSQ e envia para o Consulado Canadense (São Paulo);
- 4. aguarda pedido de exames médicos e de envio do passaporte;
- 5. faz exames médicos e envia para Trinidad Tobago (isso mesmo, Trinida Tobago, não me pergunte por que, é assim);
- 6. aguarda resultado dos exames e retorno do passaporte com o visto;
- 7. viajar;

Simples né??!!
Mas agora vamos aos prazos:
- 1. depende de você, pois você tem que estar preparado o suficiente para poder passar por uma entrevista em francês com pitadas de inglês;
- 2. depende do BIQ, quando nos falaram da primeira vez o prazo era em torno de 3 meses;
- 3. depende de você, se você passa entrevista, você já sai com o CSQ em mãos se estiver com os demais documentos pode enviá-los ou levá-los pessoalmente ao Consulado;
- 4. depende do Consulado, da primeira vez que nos informaram nos disseram que em uns 12 meses você já era convocado para os exames, MAS .... e põe MAS nisso, cada visto depende de uma série de fatores e por isso pode levar mais ou menos tempo. Leio blogs de gente que com uns 9 meses já tinha sido convocado e de gente que já está com 18 meses de espera e não tem nem notícia de quando vai ser convocado .... haja nervos!!:( triste~X( arrancando os cabelos:(( chorando[-( de mal~^o^~ torcedor#-o arrependido:O) palhaço8-> sonhando acordado
- 5. depende de você e do médico/clínica, mas em geral em uma semana ta resolvido;
- 6. depende do Consulado, mas essa parte é rápida, acho que em um mês (e pouco) você já deve receber o passaporte de volta com o visto;
- 7. depende de você;


Vejam, nós ainda estamos OFICIALMENTE no passo ZERO!!!
Mas isso por que o processo mudou e agora antes da entrevista, na fase de documentação, o Governo do Québec resolveu pedir testes proficiência de aptidão nos idiomas.
Entãããooo, estamos nos preparando ainda mais (estudando) para fazer o teste ANTES de mandar a documentação, pois antes a gente podia mandar os documentos e continuar estudando até a entrevista, agora não dá mais.

Tem muitos detalhes, os quais propositadamente eu não expliquei, mas no grosso, o processo é este.

Como parte da preparação e também para acalmar o coração da esposa, decidimos ir à Montréal no final de Março, para conhecer a cidade e fazer um curso relâmpago in loco de francês, na verdade submergir na língua e cultura por uns poucos dias. Quando voltarmos faremos os testes oficiais.

ALÔ PESSOAL DE MONTRÉAL, LAVAL, VILLE DE QUÉBEC E GATINEAU !!! Queremos fazer contato com vocês!! Não, não queremos hotel de graça,  fiquem tranqüilos, apenas queremos conversar com vocês, trocar informações e receber dicas. Que tal darem um alozinho?? INCLUSIVE ... podemos levar pequenas encomendas que vocês queiram (e seja possível, bien sür!) ----- acabei de passar óleo de peroba na cara heheheh

Acho que para apresentações iniciais tá bom né? Se quiserem saber algo mais é só postar nos comentários que respondo.

À Bientôt!



2 comentários:

  1. Ola,
    Então vcs já começaram o processo?? já escolheram a cidades para onde vão?? se precisar de alguma ajuda e eu puder ajudar podem contar comigo ok??
    Sucesso

    ResponderExcluir
  2. Olá Adu.
    Agradeço sua gentileza.
    Ainda não entramos com o processo. Estamos nos preparando para entrar em Maio.
    Em Março devemos ir à Montréal para conhecer.
    Da mesma forma, conte conosco para o que for possível.
    Abraço

    ResponderExcluir